7 dicas para passar no mestrado
Muita gente sonha em fazer um mestrado, mas não sabem por onde começar. Alguns programas podem parecer elitistas ou exclusivos demais. Mas, a realização desse sonho pode ser mais simples do que parece. Confira aqui algumas dicas para passar no mestrado que você tanto deseja.
Seja ele no Brasil ou no exterior, é sempre bom fazer tudo com antecedência e organização. Tenha claro seus objetivos e corra atrás dos seus sonhos.
7 dicas para passar no mestrado
1- Pesquise e conheça os programas que te interessam
Independente de qual seja sua área de formação, é preciso pesquisar bastante e conhecer a fundo quais são os programas de pós-graduação e mestrado que mais te interessam. No Brasil, existem programas em diversas áreas de atuação, e o governo federal tem incentivado a abertura de mais vagas e de mais programas de pós-graduação para ampliar o acesso ao ensino e à pesquisa em nível superior no país.
É importante verificar se o perfil das linhas de pesquisa se encaixa com seus interesses e também comparar as notas de cada programa segundo a avaliação por área da Capes.
2- Converse com pós-graduandos sobre seu projeto de pesquisa
Antes de iniciar um projeto de pesquisa, converse com outros pós- graduandos principalmente se eles pesquisam em sua área de interesse, pois eles terão ótimas dicas para passar no mestrado e poderão dar opiniões e críticas a respeito do projeto. Essa é uma excelente maneira de melhorar o projeto antes de ele ser avaliado pelo programa de pós-graduação.
3- Leia atentamente o edital
É importante verificar o edital dos programas de pós-graduação, pois cada um tem suas próprias características. Anote as informações mais importantes, como datas, documentos e fases do processo seletivo. E, caso o seu programa de interesse ainda não tenha disponível o edital deste ano, utilize como referência o edital do ano anterior.
4- Não deixe o exame de proficiência para a última hora
Em qualquer curso de mestrado, é exigida a comprovação de proficiência em alguma língua estrangeira. Algumas instituições aplicam esses exames, outras aceitam certificados internacionalmente reconhecidos, como o TOEFL, no caso do inglês. Por isso, verifique no edital as exigências do programa no qual você pretende entrar e providencie o certificado de proficiência com antecedência.
5- Crie (e mantenha atualizado) seu currículo na Plataforma Lattes
Os candidatos a vagas de mestrado devem ter um currículo acadêmico na Plataforma Lattes, além de currículos profissionais. Liste todas as informações sobre seu histórico acadêmico (cursos, especializações, publicações, artigos, pesquisas, instituições de ensino etc.). A apresentação do texto deve ser formal.
6- Leia toda a bibliografia indicada no edital
Essa dica e bastante importante caso o processo seletivo exija uma prova escrita. Não subestime as indicações bibliográficas do edital, existe um motivo para elas estarem ali. Outra dica é utilizar essas referências em seu projeto de pesquisa, já que os professores do programa de pós-graduação também as utilizaram como referência na elaboração do edital.
7- Prepare-se para a entrevista
Em alguns processos seletivos é necessário que os alunos passem por entrevistas, ou defesas orais de seus projetos de pesquisa. Essa é a etapa que costuma deixar os candidatos mais nervosos. Para o nervosismo não prejudicar nessa fase, prepare-se com antecedência. Peça ajuda aos amigos para as perguntas mais comuns sobre seu projeto e linha de pesquisa. Fique preparado para responder questões sobre seu histórico acadêmico e dedicação futura ao mestrado.
Fonte: Canal do Ensino
Tag:Entrevista, Mestrado, Pesquisa, Pós-graduação