Ari de Sá Cavalcante. De menino pobre, nascido em Jucás – CE, a nome de faculdade.

Nascido no interior do Ceará, no município de Jucás, distante 407 km de Fortaleza, Ari de Sá Cavalcante teve grandes dificuldades financeiras. Mas a situação econômica da família não impediu que se tornasse um aluno brilhante.

Seu zelo pelo estudo era tão grande que, à noite, como só havia iluminação na pequena sala de visitas de sua casa, na Av. Dom Manuel, 482, saía para estudar embaixo das luminárias da Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza.

Foi professor e diretor de escola particular, professor concursado do Colégio Militar de Fortaleza e da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde também foi diretor, de 1961 até seu falecimento, em 1967, quando havia sido reconduzido pelo presidente da república para um mandato de mais 3 anos. Na sua gestão, a Faculdade de Economia foi considerada uma das melhores do país. Nesse período, implantou o concurso público para professor quando não havia tal exigência legal. Foi também fundador do CAEN – Curso de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste da UFC, tendo sido seu primeiro diretor. Desde cedo, Ari de Sá Cavalcante compreendeu que a formação e a realização integral somente seriam possíveis através da educação.

Ari de Sá Cavalcante - Faculdade Ari de Sá

Em 2000, em sua homenagem, nasceu o Colégio Ari de Sá Cavalcante, que desfruta de grande conceito tanto no Ceará como no Brasil. Já o Sistema Ari de Sá de Ensino, fundado em 2004, é hoje adotado em centenas de escolas por todo o Brasil. E agora, com a Faculdade Ari de Sá, o nome deste educador escreve mais um capítulo na história do ensino de excelência no Ceará. Se Ari de Sá Cavalcante não tivesse falecido precocemente aos 49 anos de idade, certamente teria oferecido contribuição ainda maior à educação.

MISSÃO

Promover crescimento pessoal, intelectual e profissional dos nossos alunos através de educação de excelência em nível superior contribuindo para seu êxito em todas as áreas de atuação na sociedade.

VISÃO

Ser referência nacional no Ensino Superior, pela competência dos profissionais formados e pela contribuição no desenvolvimento do país.

| Ética
| Excelência