As rápidas mudanças que o mundo vem passando nos últimos anos provocaram uma alteração na forma de pensar e aprender das novas gerações. Estas mudanças desafiam os educadores a buscarem soluções inovadoras para facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos. O curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá, orientado pela excelência do Ari de Sá, apresenta uma metodologia inovadora de ensino e aprendizagem com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimentos práticos e contextualizados com o cotidiano. A intenção primeira é proporcionar aos alunos egressos do ensino superior, futuro engenheiros civis, o pensamento crítico e as habilidades cognitivas exigidas pelo desafiador mercado de trabalho contemporâneo. Para que isso seja possível, contamos com professores capacitados, laboratórios de referência nacional e internacional e parcerias com grandes empresas universidades internacionais.
Elaboração de Projetos;
Execução de Obras;
Fiscalização e Supervisão de Obras;
Avaliações e Perícias;
Concursos Públicos;
Gestão de Obras.
Os blocos de aprendizagem referem-se à organização ordenada dos componentes curriculares em áreas de conhecimentos considerados essenciais na formação do profissional engenheiro civil egresso do curso.
O gráfico abaixo apresenta a distribuição desses blocos durante o curso. Os conteúdos da estrutura curricular do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá estão organizados em seis blocos de aprendizagem:
-
- Construção Civil
- Instalações Prediais
- Infraestrutura e Planejamento de Transportes
- Estruturas
- Formação Socioambiental
- Formação Empresarial.
No que se refere às suas particularidades, destacam-se:
- os blocos possuem estrutura semestral;
- os blocos são formados somente por componentes curriculares essenciais à formação na área de conhecimento especificada;
- os blocos de conhecimento são caracterizados pela independência entre os demais blocos.
Construção Civil
2 Semestres
Construção Civil I
Construção Civil II
Instalações
2 Semestres
Instalações I
Instalações II
Infraestrutura e Planejamento de Transportes
2 Semestres
Infra. e Plan. de Transp. I
Infra. e Plan. de Transp. II
Estruturas
2 Semestres
Estruturas I
Estruturas II
Formação Socioambiental
1 Semestre
Formação Socioambiental
Formação Empresarial
1 Semestre
Formação Empresarial
O Projeto Final de Curso assume o formato de um portifólio digital, compreendido como meio de demonstração e comprovação de aprendizagens reflexivas ocorridas durante a graduação, sendo também um recurso de comunicação inovador e diferenciado.
O estudante inicia a elaboração de seu portfólio digital desde o 1º semestre, com apoio e mediação do Orientador de Projeto Integrador, principalmente. Assim, recebe orientações gerais, com indicação de datas para entregas e demais informações relevantes, do Orientador de Projeto Integrador sobre a proposta de elaboração do portfólio digital.
A figura abaixo ilustra os projetos que serão desenvolvidos em cada área de conhecimento. O portifólio permite a avaliação do desenvolvimento e do progresso do estudante, sendo ainda elemento diferencial na busca por oportunidades para começar a atuar no mercado de trabalho.
