Entrevista com o Professor Leonardo Tavares, coordenador do curso de Engenharia Civil
Por Daniel Barsi
O curso de Engenharia Civil da FAS teve o melhor resultado no ENADE entre todas as instituições particulares do Norte e Nordeste e o 5º lugar no cenário nacional. O que significa essa notícia?
“Acredito que essa notícia significa a concretização de um grande projeto na área da educação em Engenharia Civil e o reconhecimento por um trabalho de excelência realizado por toda a equipe que constitui a Faculdade Ari de Sá.”
De que forma você acha que os professores e os alunos do curso contribuíram para essa conquista?
“Tudo isso só foi possível devido a um grande trabalho em equipe realizado ao longo desses anos, envolvendo docentes e discentes dedicados e motivados na busca por um objetivo único: o aprendizado significativo. A qualidade e o comprometimento dos professores e a dedicação dos estudantes foram cruciais nesse processo.”
Quais são, na sua opinião, os principais diferenciais do curso de Engenharia Civil da FAS?
“Nosso projeto pedagógico tem uma preocupação que vai além do aspecto técnico, capacitando os alunos para importantes habilidades profissionais, como autonomia, pensamento crítico e proatividade, elementos que qualificam a aprendizagem e contribuem para a constituição de um perfil profissional diferente e alinhado às necessidades do mercado de trabalho do século XXI. A infraestrutura de ponta oferecida pela instituição também merece ser destacada, pois são precisos meios e instrumentos para que a aprendizagem significativa seja desenvolvida.”
A primeira turma de Engenharia Civil vai se formar no final deste ano. Que tipo de profissional você acredita que a FAS entregará ao mercado de trabalho?
“Hoje o mercado de trabalho exige muitas habilidades comportamentais que conseguimos, através do nosso modelo pedagógico, aprimorar dentro da instituição. Dessa forma, acredito que estamos preparando profissionais mais completos e aptos a contribuir com a área da Engenharia Civil.”
Quais são os objetivos agora? Como você imagina que o curso estará nos próximos anos?
“O objetivo é dar continuidade a esse processo que conquistamos até agora, sempre evoluindo e acompanhando o processo contínuo de adaptação às necessidades exigidas pelo mercado de trabalho. Que venham novas conquistas e vitórias!”