Estamos de volta às aulas presenciais
Nessa semana a Faculdade Ari de Sá retornou aos encontros 100% presenciais. Confira o que alguns professores da instituição têm a dizer sobre esse momento tão aguardado.
Estou muito animada com o retorno às atividades presenciais. Depois de dois anos de regime remoto e híbrido, é muito bom reencontrar os alunos e (re)conhecer outros que, antes disso, só conhecia por meio das plataformas virtuais. Tem sido muito prazeroso encontrar todos presencialmente e voltar a ter uma das coisas que mais me fez falta nesse período: as conversas nos corredores, nos períodos entre as aulas. Trocar olhares e sorrisos (mesmo que atrás das máscaras), escutar as vozes dos alunos e dos colegas professores têm trazido de volta a espontaneidade e o calor afetivo que são tão caros ao processo de aprendizagem.
Beatriz Sernache, professora do curso de Psicologia
O retorno às aulas presenciais foi um momento muito esperado por todos nós, professores da Faculdade Ari de Sá, pois nos traz a esperança de que tudo voltará ao normal em breve. Além de compartilhar os espaços da FAS com nossos colegas, podemos agora rever alguns discentes pessoalmente e conhecer de forma mais próxima aqueles que antes só víamos por meio dos nomes nas salas virtuais. A presencialidade torna as coisas mais pessoais, fluidas e leves. Espero que cada dia mais possamos continuar nos encontrando pelos corredores da nossa amada FAS.
Danúbio Lagoa, professor do curso de Engenharia Civil
Foram dois anos desafiadores. A pandemia nos mostrou que somos capazes de nos reinventar e superar desafios. Conseguimos, com união e muito esforço, sobrepor as dificuldades e manter nossa rotina de ensino, por meio das aulas remotas e híbridas. Mas agora estamos de volta às aulas 100% presenciais e, com elas, vêm o retorno do contato direto aluno/professor, os encontros mais participativos, o calor humano, a interação com os colegas e demais professores, as trocas diárias, ou seja, todo o maravilhoso ambiente que a FAS nos proporciona. Eu não poderia estar mais feliz.
Eugênio Ximenes, professor do curso de Direito
Voltar a frequentar, diariamente, a faculdade, vivenciar de perto a evolução dos nossos alunos e poder desfrutar do convívio com os colegas professores e funcionários me enche de alegria e de esperança no futuro! Que venha um novo tempo e que possamos aproveitar plenamente tudo o que os espaços físicos da FAS nos possibilitam enquanto docentes e discentes.
Gabryella Ruiz, professora do curso de Direito
Finalmente, o momento tão aguardado chegou e, após dois anos de ansiedade, retornamos ao sistema 100% presencial! Para mim, esse momento é muito importante, por permitir rever os corredores e as salas de aula preenchidos de vida, vida essa trazida pelos alunos. O contato e a interação com os nossos discentes, dentro e fora da sala de aula, possibilitará que retornemos a estreitar os laços e, assim, participemos de forma mais próxima do crescimento e da formação profissional deles.
Julianne Ribeiro, professora do curso de Engenharia Civil
Um mix de distintas sensações nos tomou nesse recomeço de vida acadêmica. Se eu pudesse expressar como me senti durante esses dois anos por meio de uma comparação, seria como se alguém dissesse a uma criança, em um parque de diversões, que ela poderia pular, correr e se divertir, mas sem gritar, ou a uma pessoa que perdeu algum ente querido que ela poderia chorar, mas sem derramar uma lágrima. Tivemos que dominar tudo isso por todo esse tempo, mas no dia do retorno às aulas os abraços apertados, os sorrisos largos e os olhos lacrimejando recompensaram a espera. Aleluia!
Paulo Fernandes, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo
Após dois longos anos de sistema remoto e híbrido, eis que estamos aqui de volta ao ensino presencial! Que bom poder, novamente, estarmos todos juntos, cara a cara, no nosso espacinho tão amado e bem estruturado, prontos para receber os alunos e retornar nossas práticas com tudo!
Taís Valente, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo
Lecionar é uma atividade interativa. Um dos melhores aspectos da retomada às aulas 100% presenciais é poder contar com as reações imediatas e espontâneas dos alunos e alunas, reações essas que permitem ao professor ter uma ideia mais nítida do efeito que a aula está produzindo e, possivelmente, realizar ajustes que venham a se mostrar necessários. Essa interação humana, complexa e sutil, ainda é algo muito difícil de reproduzir no regime remoto.
Tiago Magalhães, professor do curso de Psicologia
Tag:FASNotícias, Presencial, Retorno