Doenças causadas por falta de exercícios
Diabetes Mellitus Tipo II
Atualmente essa é uma doença que cresce no mundo inteiro em níveis alarmantes. A corrida de rua ajuda no controle e manutenção do peso corporal. A perda de peso corporal melhora a resistência à insulina, que se caracteriza por uma condição na qual o corpo do indivíduo, em função dessa resistência aumentada, passa a não usar esse hormônio de maneira adequada.
A resistência à insulina pode se apresentar tanto em indivíduos que possuem a Diabetes, quanto em indivíduos que não possuem essa doença. Se seu corpo não consegue utilizar bem a insulina disponível, o carreamento da glicose sanguínea para dentro das células fica prejudicado e causa um aumento nos níveis da glicose sanguínea.
A perda de peso corporal proporcionada pela prática regular da corrida melhora a sensibilidade do corpo à insulina, aos níveis glicêmicos sanguíneos, ao colesterol, além de reduzir a pressão arterial. A melhora de todas estas condições ajuda na prevenção da Diabetes tipo II e na manutenção da saúde de indivíduos que já possuem essa doença.
Obesidade
O controle da obesidade pode ser feito através de uma combinação entre alimentação saudável e a corrida de rua. A atividade física aeróbica ajuda na redução da gordura corporal. Evidências científicas provaram que um quadro de obesidade é fator de risco primário para diversas doenças. Controlar a obesidade é crucial para quem deseja evitar a instalação de doenças cardíacas coronarianas e diabetes.
Osteoporose
Esta é uma doença caracterizada por uma redução na densidade dos ossos do corpo. Eles ficam mais fracos e, portanto, mais sujeitos ao risco de fratura. Praticar atividade física que promove impacto no corpo (ex. corrida de rua, subir escadas, dança, musculação, caminhadas e entre outros) fortalece os ossos e, portanto, previne a osteoporose que acomete, com maior frequência, mulheres na menopausa.
Tag:Diabetes, Doenças, Obesidade, Osteoporose