3 formas de melhorar a memória, de acordo com a ciência
Para os que andam por aí esquecidos apresentamos aqui algumas dicas, com 3 formas para aperfeiçoar a própria memória,comprovadas pela ciência. Uma pesquisa realizada em 2013 mostrou que jovens adultos, entre 18 e 34 anos de idade, apresentam mais dificuldade do que indivíduos com mais de 55 anos para lembrar-se das datas.
Em relação a lembrar-se das datas o primeiro grupo apresentou 15% de dificuldade, e o segundo grupo com pessoas de mais de 55 anos, apresentou 7% de dificuldade. Em relação a guardar as chaves, o primeiro grupo teve 14% de dificuldade, e o segundo grupo 8% de dificuldade.
Para lembrar-se de preparar o almoço, os jovens adultos tiveram 9% de dificuldade e 3% de dificuldade foi apresentado pelas pessoas com mais de 55 anos de idade. Até para tomar banho, a dificuldade dos jovens foi de 6%, enquanto dos mais de 55 anos de 2%. As dicas a seguir com base na ciência servem como formas para recuperação do controle sobre a própria memória.
Associação das Próprias Memórias com Objetos Físicos
É comum a situação de ter acabado de ser apresentado a alguém, e quando este vira as costas, o seu nome já foi esquecido. Isso é muito embaraçoso, porém ocorre, e então é necessário perguntar o nome do outro de novo.
A dica é ligar o nome a determinado objeto. Por exemplo, se a pessoa acaba de conhecer a Camila, e esta estava perto de uma janela, a indicação é pensar nela como Camila da Janela. O truque parece simples, porém funciona.
Isso é aplicável, para além dos nomes das pessoas, documentos, marcas, relatórios. Fica mais fácil de lembrar-se com associação dos conceitos a objetos para memória. E mais absurdas são as associações, então mais fácil é para se lembrar das mesmas.
Não Memorizar Somente pela Repetição
Ao observar ou participar das apresentações é possível a sensação de que alguém somentedecorou o que deveria falar. Porém, basta ocorrer determinada mudança em roteiro ou um esquecimento para que o indivíduo se perca.
A memorização de alguma coisa de fato é dependente da compreensão. Logo, ao imaginar falas e apresentações, a dica é tentar compreender o conceito inteiro ao redor do assunto falado. As pesquisas indicam que somente a repetição automática pode até impedir o entendimento do indivíduo sobre o que está expondo.
Rabiscar
Os estudos mostram que rabiscar enquanto são tomadas informações não visuais, por exemplo, nas aulas, aumenta a capacidade da memória. Uma pesquisa de 2009 indicou que indivíduos que rabiscavam ao ouvir uma lista de nomes, lembravam 29% a mais de nomes falados. Ao participar de palestra, a dica é levar uma caneta, bloco e rabiscar!
Fonte: Canal do Ensino