O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Ari de Sá propicia ao aluno uma formação generalista, crítica, reflexiva, humanista e interdisciplinar, comprometida com a construção de novos conhecimentos e práticas transformadoras da sociedade. O objetivo é proporcionar ao estudante o domínio de conteúdos básicos e profissionalizantes, voltados ao protagonismo que as mídias assumem no cenário contemporâneo, à tomada de decisões, à liderança, à administração, ao gerenciamento e à educação permanente. O aluno será levado a desenvolver competências e habilidades para atuar como agente de promoção da democratização da comunicação e ser capaz de atender às necessidades regionais e nacionais no âmbito da Publicidade e Propaganda, em um panorama em que as marcas apresentam-se como agentes cada vez mais significativos na construção da sociedade.
O curso propicia aos seus alunos sólido conteúdo cultural, conhecimentos científicos e ações técnicas de criação, análise, planejamento e produções publicitárias, numa prática profissional teórica, conceitual e tecnicamente fundamentada, além de comprometida com a ética e a cidadania. O domínio das linguagens dos meios de comunicação e das novas tecnologias relacionadas ao exercício da profissão oportuniza ao estudante a capacidade de se adaptar aos processos de experimentação e inovação exigidos no mercado de trabalho.
O profissional de Publicidade e Propaganda, além de atuar nas agências de publicidade, pode optar por trabalhar no setor de marketing de indústrias e organizações, em escritórios de empresas, nos mais diversos veículos de comunicação, em gráficas e bureaux, em produtoras de áudio e vídeo, em institutos de pesquisa, universidades e instituições de ensino e, também, pode decidir empreender.
Pode, ainda, escolher atuar em diversas áreas associadas à profissão: propaganda convencional, propaganda digital, promoção de vendas, merchandising, varejo, comércio, produção de eventos, etc. Os cargos existentes crescem à medida que a tecnologia possibilita a criação de novos conteúdos e formatos e novas áreas de atuação. É possível citar, nesse sentido, os novos cargos de arquitetos de informação e analista de redes sociais, relacionados às inovações advindas com a comunicação digital.
Comunicação e Linguagem I
80h
Introdução à Publicidade e Propaganda
80h
Sociologia Aplicada à Comunicação
40h
Filosofia Aplicada à Comunicação
40h
Introdução à Fotografia
40h
Estética e História da Arte
40h
Projeto Integrador I
80h
Atividade Complementar I
20h
Comunicação e Linguagem II
80h
Teorias da Comunicação
80h
Introdução à Computação Gráfica
80h
Fotografia Publicitária
40h
Psicologia Aplicada à Publicidade
40h
Projeto Integrador II
80h
Atividade Complementar II
20h
Comunicação Visual
80h
Redação Publicitária I
80h
Semiótica
80h
Marketing
40h
Legislação e Ética em Publicidade
40h
Cibercultura
40h
Projeto Integrador III
40h
Atividade Complementar III
20h
Produção Gráfica
80h
Redação Publicitária II
80h
Planejamento Estratégico em Comunicação
40h
Atendimento
40h
Merchandising e Produção de Eventos
40h
Comunicação Organizacional
40h
Tópicos Integradores I (Comunicação e Política)
40h
Projeto Integrador IV
40h
Atividade Complementar IV
20h
Produção Publicitária em Rádio
80h
Produção Publicitária em Mídias Digitais
80h
Produção Publicitária em Mídia Impressa
80h
Mídia
40h
Pesquisa de Opinião e Mercadológica
40h
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira
40h
Projeto Integrador V
40h
Atividade Complementar V
20h
Produção Publicitária em Vídeo
80h
Mídias Sociais
80h
Comunicação Multimídia
40h
Comunicação Integrada e Branding
40h
Projeto Integrador VI
40h
Atividade Complementar VI
20h
Trabalho de Conclusão de Curso I
40h
Estágio Supervisionado I
80h
Tópicos Integradores II (Empreendedorismo)
40h
Optativa I
40h
Atividade Complementar VII
20h
Trabalho de Conclusão de Curso II
40h
Estágio Supervisionado II
80h
Optativa II
40h
Atividade Complementar VIII
20h