FAS Notícias – Centenário de Paulo Freire
Confira o texto de Rachel Monteiro, coordenadora da CPA – Comissão Própria de Avaliação e tutora dos cursos EaD
Em Recife, no dia 19 de setembro de 1921, nascia Paulo Reglus Neves Freire, um dos maiores educadores que o mundo teve a oportunidade de conhecer. Em 2021, comemoramos o centenário desse filósofo e pedagogo, que encantou com seus escritos e sua prática educativa. Considerado o patrono da educação brasileira, suas obras versam sobre uma educação libertadora, indo de encontro às desigualdades educacionais e sociais. É percebido em Freire a oportunidade de “esperançar”, no sentindo de buscar, levantar, construir e, principalmente, não desistir.
Nascido em um contexto de classe média, Freire, desde muito novo, teve acesso à educação e cultura, no entanto, ainda em sua infância, sua família vivenciou a crise financeira instaurada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Paulo Freire se formou em Direito pela Universidade de Recife, porém, nunca assumiu a carreira na advocacia, pois foi na docência que o educador se constituiu como profissional. Ainda jovem, começou a ministrar aulas em uma escola de 2º grau, ganhou destaque entre os colegas e estudantes, e foi nomeado, anos depois, chefe do Departamento de Educação e Cultura de Serviço Social de Pernambuco, atividade essa que possibilitou seus primeiros contatos com a EJA – Educação de Jovens e Adultos.
O teórico viveu em um período no qual a possibilidade de “ler” estava destinada a poucos, e, por isso, seus escritos nos ensinam que a aprendizagem pode e deve ser um ato de resistência frente às desigualdades humanas. Com seu método inovador, Freire conseguiu alfabetizar, em um curto período de 45 dias, 300 trabalhadores na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, utilizando a leitura e os conhecimentos de/sobre o mundo. Destinado prioritariamente à Educação de Jovens e Adultos, o “Método Freireano” é organizado a partir das experiências de vida e de trabalho de cada um dos discentes e, portanto, leva em consideração o conhecimento de mundo no qual o adulto está inserido. A partir disso, contribui para as aprendizagens de palavras (escrita formal) com um contexto significativo.
Autor de diversas obras relevantes, como Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e A importância do ato de ler, é um dos escritores mais citados e traduzidos mundialmente, tendo sido homenageado em diversos departamentos e instituições educacionais, pois seus registros são marcos na história da educação.
Sendo assim, existe a necessidade de sempre voltarmos a Freire e refletirmos sobre as novas políticas, estratégias e concepções de educação em que possamos vivenciar a leitura do mundo articulada às nossas práticas dentro e fora da sala de aula. Vale a pena aproveitar este centenário e conhecer mais sobre o autor!
Rachel Monteiro
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