FAS Notícias – Como usar o marketing digital para criar autoridade profissional nas redes sociais
Confira a fala de Pamela Figueiredo (@pamfigueiredo), analista de mídias sociais da Assembleia Legislativa do Ceará e produtora de conteúdo. Pamela participou do projeto “Apoio ao Futuro Egresso”, promovido pelo curso de Psicologia da Faculdade Ari de Sá.
Atualmente, mais da metade da população mundial (53%), de acordo com relatório da WeAreSocial, está conectada às plataformas digitais. No Brasil, a expectativa é que até 2023 haja um crescimento de 20% de usuários de redes sociais. A pandemia de Covid-19 acelerou esse movimento, o que provocou mudanças nos hábitos digitais da população e abriu novas oportunidades de mercado, tanto que 54% dos empreendedores digitais começaram seu negócio há menos de um ano.
A partir desse cenário, é certo que mais profissionais utilizem as redes sociais para alavancar seus negócios, tanto on-line, quanto off-line, mas são necessários alguns cuidados antes de embarcar no mundo do marketing digital.
Para construir uma marca pessoal ou empresarial, a primeira coisa que se deve fazer é saber quem você quer atrair para a sua rede social. É preciso entender o universo, a faixa etária e qual o problema em comum do seu público-alvo. A partir desse mapeamento, começa-se um outro passo, que é a definição da sua comunicação e do seu conteúdo. A imagem também é importante, mas ela deve transmitir quem você é e o que você deseja comunicar.
Os três pilares básicos que devem ser trabalhados na sua rede social, para um marketing profissional efetivo, são: a autoridade, o posicionamento e a conexão gerada com seus possíveis clientes.
Uma das melhores maneiras de criar autoridade é construindo conteúdo de valor. O foco deve estar 100% em ajudar sua audiência, solucionar problemas e servir quem você quer atrair. Se as pessoas não te veem como autoridade, elas não compram de você (seja um produto ou uma ideia). Por isso, ao produzir conteúdos paras as redes sociais, tenha cuidado com uma linguagem técnica demais, pois as pessoas precisam entender o que você fala; ensine de verdade, traga transformação para a vida das pessoas; prove o que você fala e faz, mostrando os seus resultados e as suas conquistas.
O seu posicionamento é praticamente um filtro para atrair pessoas que acreditam, pensam e buscam o mesmo que você. Seja extremamente fiel a quem você é e aos seus valores. Tentar ser como outra pessoa é a pior coisa que você pode fazer para se destacar no ambiente digital. Por isso, ao criar seus conteúdos, critique ideias e não pessoas; fale sobre sua causa; mostre seu ponto de vista e represente seus valores e crenças. Pessoas se conectam com pessoas, por isso elas primeiro se identificam com você para, depois, consumir o seu serviço ou produto. Quando elas gostam, viram, então, promotoras da sua marca. Por isso, é importante criar um senso de comunidade, compartilhar sua jornada e contar histórias. Há sempre alguém pronto para se conectar com você.
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