FAS Notícias – O TCC que deu frutos
Engenheiros civis formados pela FAS são aprovados em mestrado
Confira a entrevista que o prof. Daniel Barsi realizou com os egressos Iarítissa Carneiro e Davi Lima, aprovados no mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Mesmo antes da Colação de Grau vocês já foram aprovados em um curso de mestrado. O que significa essa conquista?
Essa conquista reflete uma caminhada acadêmica marcada pela dedicação e pelo empenho. Ingressar em um mestrado logo após a graduação sempre foi um objetivo meu, mas acredito que esse sentimento se potencializou após dividir experiências com os professores da FAS e poder tê-los como referência profissional.
Iarítissa Carneiro
Essa conquista tem um grande significado maternal, pois minha mãe é professora e sempre foi minha maior inspiração. Cursar um mestrado e ter a possibilidade de lecionar é um grande desejo pessoal e profissional.
Davi Lima
O que os inspirou a fazer uma pós-graduação?
A graduação é muito abrangente, principalmente na área da Engenharia Civil, o que me permitiu, nesses cinco anos, ter acesso a conhecimentos em diversos campos de atuação. A pós-graduação é um momento no qual o profissional pode se especializar em uma área específica e, consequentemente, conseguir melhores oportunidades profissionais. No que se refere ao mestrado acadêmico, essas contribuições refletem-se, também, em toda a comunidade científica, proporcionando trabalhos que enriquecem a literatura.
Iarítissa Carneiro
O que me inspirou a fazer uma pós-graduação foi a possibilidade de ter uma maior ascensão profissional e pessoal, ampliar conhecimentos e aperfeiçoar habilidades no meio acadêmico, com o intuito de colaborar com a ciência e tecnologia.
Davi Lima
De que maneira o curso de Engenharia Civil da FAS proporcionou as ferramentas para que vocês pudessem concretizar esse objetivo de fazer um mestrado?
A disponibilidade do corpo docente e da coordenação, sem dúvidas, é um diferencial da FAS. Destaco o apoio do meu orientador de TCC, Jeferson Böes, pois ele foi um pilar muito importante no desenvolvimento da minha pesquisa científica e da minha escrita acadêmica, com destaque para os seus delineamentos metodológicos didáticos e autoexplicativos. Na verdade, eu já fiz o TCC com o objetivo de que ele virasse o meu projeto de mestrado. Sou grata ao Jeferson, ao Leonardo – coordenador do curso – e a todos os outros professores, que acreditaram em mim, me incentivaram e vibraram com essa conquista.
Iarítissa Carneiro
O curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá me proporcionou realizar uma conexão entre o meio acadêmico – de forma prática e aplicável – e o mercado de trabalho. Os profissionais que fazem parte do corpo docente da FAS são extremamente competentes e conseguem, de maneira fácil e tranquila, auxiliar no processo de desenvolvimento dos estudantes, abrindo possibilidades, também, para a atuação no universo acadêmico e científico. Gostaria de citar, especialmente, o professor Jeferson Böes, meu orientador de TCC, que me ajudou nesse processo de elaborar uma pesquisa que servisse, também, para a seleção de mestrado.
Davi Lima
As pesquisas de vocês serão sobre qual temática? Falem um pouco sobre as propostas de investigação.
A ideia inicial é propor um estudo que investigue o potencial de integração e a interoperabilidade entre duas metodologias distintas: Building Information Modeling e Building Management System. Resumidamente, a proposta é avaliar o desempenho energético por meio da integração entre BIM e BMS, inserindo fundamentação teórica sobre BIM na gestão de energia em uma perspectiva prática.
Iarítissa Carneiro
Minha pesquisa será sobre assistência técnica em empreendimentos imobiliários residenciais, tendo como objetivo geral desenvolver um modelo de como realizar a gestão da assistência técnica dentro de uma construtora e/ou incorporadora. Tenho o interesse de ver como isso se processa desde a fase de desenvolvimento do empreendimento até o pós-obra.
Davi Lima