INDICADOR DE APRENDIZAGEM

Os indicadores de aprendizagem na Faculdade Ari de Sá são compostos por três avaliações, a saber:
1. AVALIAÇÃO DO DOCENTE (AD) – indicador de desempenho do aluno das avaliações realizadas nas disciplinas cursadas no período letivo. AD será resultante das avaliações realizadas durante as semanas de avaliação docente (1ª e 2ª Etapas) e das atividades de verificação.
2. AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR (AO) – indicador de desempenho do aluno nas avaliações realizadas no Projeto Integrador.
3. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO (AC) – indicador de resultado do aluno em uma PROVA estilo ENADE* realizada ao final do semestre, que contempla conteúdos de todas as disciplinas cursadas no semestre letivo.

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO

A Avaliação do Conhecimento é uma prova realizada ao final de cada período letivo, que tem por objetivo avaliar o aprendizado dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridos nas diversas disciplinas e atividades desenvolvidas durante o semestre.

Essa prova é composta por questões de múltipla escolha, estilo questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação. As questões são elaboradas pelos professores da Faculdade Ari de Sá, e abordam temáticas relevantes da atualidade, relacionadas aos conteúdos abordados nas diversas disciplinas cursadas pelo discente. Desse modo, a Avaliação do Conhecimento aborda questões de conhecimentos gerais, relacionadas a fatos importantes da atualidade, em nível local, nacional e internacional, e a questões específicas relativas às disciplinas cursadas pelo discente ao longo do período letivo.

Para um bom desempenho na Avaliação do Conhecimento é necessário que o aluno tenha capacidade de análise crítica, interpretação e articulação dos conhecimentos de conteúdos programáticos, integrando, dessa forma, as aprendizagens promovidas nas diversas disciplinas e atividades.
A nota da Avaliação do Conhecimento compõe o indicador final de aprendizagem do estudante, somada à nota da Avaliação do Docente (AD), e a nota da Avaliação do Orientador (AO).