Mulheres que inspiram mulheres
Na semana do Dia Internacional da Mulher, veja quais mulheres são fontes de inspiração para professoras, funcionárias e alunas da Faculdade Ari de Sá
Para mim, uma mulher inspiradora é Maria da Penha Fernandes Maia, cearense que se tornou símbolo nacional na luta contra a violência sofrida por milhares de mulheres vítimas de uma sociedade preconceituosa e machista. A partir de sua luta e de sua fala, deu voz às mulheres silenciadas pelo medo e pela opressão em seus lares e ressignificou sua dor através da conscientização de que ninguém precisa tolerar a violência doméstica. Ela não é natural! Um de seus projetos que mais admiro é a conscientização, trabalhada em escolas, acerca do respeito à diversidade e à igualdade entre as pessoas, independente de sexo, o que promove ações educativas em prol de uma sociedade mais justa.
Milena, professora do curso de Psicologia
Impossível pensar em uma mulher que me inspira e não lembrar da minha mãe. Muito cedo, ela teve que largar seus estudos para poder trabalhar e ter o que comer e vestir. Mulher com pouca escolaridade, mas com muita sabedoria e caráter, que, em meio a todas as dificuldades, criou a mim e aos meus irmãos da melhor forma, oferecendo educação, moradia e tudo aquilo que ela, quando mais nova, não pôde ter ou usufruir. Ela tem aquela força que me inspira, que mostra que, apesar dos obstáculos que a vida traz, é possível vencer os desafios com sabedoria. Falar da minha mãe é falar de amor, de esperança, de garra e do melhor colo e ombro amigo que posso ter. Sou eternamente grata pela pessoa que ela fez com que eu me tornasse.
Lúcia, ouvidora e responsável pelo núcleo de estágios
Muitos podem dizer que é clichê falar que minha própria mãe é a mulher que me inspira, contudo, isso é a mais pura e sincera verdade. Elana Quixadá sempre esteve me incentivando, todos os dias, a seguir o meu caminho e a fazer minhas próprias escolhas, segurando a minha mão nos piores momentos e me deixando livre para voar no meu voo solo. Engenheira, arquiteta, psicóloga e advogada; aventureira; turista. Minha mãe é minha inspiração, por ter talentos surpreendentes e, acima de tudo, por ser MÃE. Meu sonho é um dia ser um terço do que ela é, pois todo mundo que a conhece percebe a mulher incrível que ela é, bem como sabe que ela está me criando para ser, também, uma mulher incrível como ela.
Raiana, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo
A mulher que primeiro me inspira, é claro, é a minha mãe, Terezinha. Mas entre tantas outras mulheres maravilhosas, que me motivam e estimulam, eu gostaria de citar a cearense Ruth Cavalcante, uma mulher que foi presa e exilada no período da ditadura. Ela criou um método educacional transformador, que é a Educação Biocêntrica, método esse que é motivado pela necessidade de educar de forma mais amorosa sua filha, Mariana, que tem síndrome de down. Ruth Cavalcante é alguém que, por meio do afeto, me enche de amor e de sabedoria.
Daniela, aluna do curso de Psicologia
A minha mãe é a mulher que me inspira em todos os aspectos. Ela sofreu muito na vida para sustentar sozinha três filhas, não deixando faltar nada, especialmente uma boa educação. Minha mãe sempre foi a base da família inteira, aquela que resolvia a vida de todos e fazia tudo com muito amor. Uma mulher que se tornou, para mim, o melhor exemplo de garra, força, fé, honestidade e, principalmente, amor e empatia pelo próximo.
Aline, assistente de ambiente virtual
Meu primeiro contato com o universo feminino foi igual ao seu. Nossas mães nos trazem ao mundo com um dom feminino ímpar: a maternidade. Com o passar dos anos, tomamos conhecimento de outras mulheres que cercam nosso universo: avós, irmãs, tias, primas, amigas, professoras. Todas elas nos trazem um pouquinho dos seus conhecimentos e das suas fortalezas, e nos edificam. O que me inspira mais é perceber que, apesar das lutas vivenciadas por cada uma das mulheres que conheço, elas conseguem manter a delicadeza, o cuidado e o amor, mas sem perder a firmeza, a rigidez, a autoridade, vivendo sempre nesse equilíbrio rotineiro feminino fantástico entre família, amizades, trabalho e autocuidado.
Bianca, professora do curso de Engenharia Civil
A inspiração é um estado de elevação da alma que nos conduz ao íntimo e ao profundo do ser, promovendo um estado de entusiasmo afetivo e criativo. Inspirar-se em alguém significa encantar-se com o que vê. Simone de Beauvoir, sem dúvida, é uma mulher que é fonte imortal de inspiração. Escritora e filósofa brilhante, trouxe à tona, com caráter político, original e com uma coragem jamais vista, a discussão em torno da condição desigual e subordinada da mulher. O maior contributo de Beauvoir, por meio de suas inúmeras publicações literárias, foi dar um imenso primeiro passo em direção ao pensamento crítico, não só despertando a sociedade para o reconhecimento dos direitos das mulheres, mas colaborando para a evolução da própria humanidade. Ela se refletia em suas obras e vivia na pele a sua própria pregação.
Alessandra, professora do curso de Direito
Citar uma mulher que me inspira me deixa até um pouco perdida, pois são muitas as opções. Mas, contemplando a área da Arquitetura e do Urbanismo, gostaria de citar a Zara Hadid. Ela me inspira bastante, apesar de não estar mais nesse plano, pois é uma mulher forte e em destaque no ramo em que atuo. O estilo moderno está explícito em cada detalhe de suas obras e a inovação se fez presente em seus projetos de interiores, além do fato de que Zara Hadid também se moveu pela seara acadêmica. Vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos campeões nunca foram construídos, como The Peak Club, em Hong Kong (1983), e Ópera da Baía de Cardiff, em Gales (1994).
Fernanda, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo
Tag:FASNotícias, Mulheres