Objetivo Geral
Possibilitar ao aluno uma compreensão holística, reflexiva e crítica das contribuições teóricas e práticas da Psicologia Escolar e Educacional.
Objetivos específicos
- Refletir sobre a relação entre os aspectos históricos e teóricos da Psicologia e da Educação
- Desenvolver estratégias para a vivência da escola como espaço de promoção e prevenção da saúde mental, bem-estar e qualidade de vida;
- Compreender as diversas possibilidades de atuação da Psicologia Escolar e Educacional na Educação Básica, no Ensino Superior e na Educação de Jovens e Adultos;
- Refletir sobre os Transtornos do Desenvolvimento e Transtornos da Aprendizagem e as implicações do diagnóstico no contexto escolar;
- Identificar possibilidade de atuação da Psicologia na gestão escolar
- Fomentar a prática de pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional
- Refletir sobre as competências sócio emocionais, gestão das emoções e mediação de conflitos
- Planejar práticas de intervenções grupais no contexto escolar
- Refletir sobre temáticas tais como Sexualidade no contexto educacional, Educação Inclusiva Tecnologia da informação e da comunicação nas práticas de atuação do (a) psicólogo (a) escolar.
Aulas mensais
Horários:
Sexta-feira 18:40 às 22:20 hs
Sábado 08:00 às 11:40 h – 13:00 às 16:40 hs
Domingo 08:00 às 11:40 hs
Investimento: Matrícula R$ 200,00 + 21 parcelas de R$ 440,00*
(*Será concedido desconto especial de 10% nas parcelas da primeira turma do Curso)
EIXO 1 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E CONTEXTUAIS.
- Psicologia e Educação: aspectos históricos e teóricos
- Escola: saúde, bem-estar e qualidade de vida
- Teorias contemporâneas em Psicologia Escolar e Educacional
- Psicologia Escolar e Educacional na Educação Básica
- Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior e na Educação de Jovens e Adultos.
- Metodologia do Trabalho Científico
EIXO 2 – PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E INTERVENÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- Saúde Mental nos contextos educacionais
- Diagnóstico e suas implicações no contexto escolar
- Transtornos do Desenvolvimento e Transtornos da Aprendizagem
- Mediação de conflitos
- Psicologia e gestão escolar
- Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional
- Gestão das relações humanas e das emoções
EIXO 3 – DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
- Competências sócio emocionais
- Intervenções grupais no contexto escolar
- Sexualidade no contexto educacional
- Psicologia e Educação Inclusiva
- Psicologia e Tecnologia da informação e da comunicação
- Ana Paula Lima Barbosa. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.
- Aurea Júlia de Abreu Costa. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.
- Bárbara Castelo Branco Monte. Mestra em Psicologia pela UFC.
- Dauana Vale Cavalcante. Mestra em Psicologia pela UNIFOR.
- Erika Nunes Teles Torres. Doutora em Psicologia pela PUC-SP
- Gilza Maria Menezes Monte. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP)
- Juliana Fernandes Eloi. Doutora em Psicologia pela UNIFOR.
- Luciana Queiroz Fontenele. Doutoranda em Psicologia pela UFC.
- Marília Studart Barbosa. Mestra em Psicologia pela UFC
- Milena Bezerra de Sousa Falcão. Mestra em Psicologia pela UFC.
- Stefânia Carneiro de Alcantara. Doutora em Psicologia pela Universidade de Girona, Espanha.
- Ticiana Santiago de Sá. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.
- Valdemir Pereira de Queiroz Neto. Doutor em Psicologia pela UFC.
Coordenação: Profª. Ma. Milena Bezerra de Sousa Falcão
Fone: (85) 3077-9700.
Email: especializaçã[email protected]