ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS

A transição das aulas presenciais para o ensino remoto apresenta oportunidades e desafios. Para otimizar a sua experiência de aprendizado e facilitar a transição para as aulas on-line, conheça abaixo algumas recomendações:

  • O Canvas é o canal unificado de contato com o seu professor. Fique atento aos Avisos e Fóruns de Discussão, que serão utilizados pelos professores para se comunicarem com toda a turma. No Canvas de cada disciplina também serão disponibilizados os links para as aulas gravadas, que foram realizadas ao vivo.
  • Procure baixar o aplicativo do Canvas Student (Android e iOS) em seu celular. Ele vai lhe ajudar com notificações sobre novos avisos e materiais disponibilizados.
  • Faça perguntas assim que tiver dúvidas. Essa atitude ajuda a antecipar a resolução de possíveis problemas e a atender questionamentos que seus colegas também podem ter.
  • Mantenha contato com seus colegas de classe. Eles podem fornecer informações úteis e sugestões.
  • Faça o acompanhamento de suas dúvidas com seu professor ou monitor. Eles provavelmente estão recebendo uma carga enorme de mensagens por dia e talvez não possam responder imediatamente. Embora seja adequado verificar questões não respondidas uma vez por semana, não há problema em fazê-lo com mais frequência em casos urgentes, mas não mais do que uma vez por dia.

COMO DEVO ESTUDAR LONGE DO CAMPUS?

Garantir um espaço produtivo é muito importante para o bom desempenho dos estudos remoto. Escolha uma área específica como seu espaço de trabalho e só a utilize para estudar. Por que isso funciona: seu cérebro capta pistas do seu ambiente. Se você tentar trabalhar onde geralmente relaxa, você pode achar difícil se concentrar. Principalmente se você estiver em casa, algumas atitudes podem ajudar a manter o foco e a concentração:

  • Feche a porta para reduzir interrupções;
  • Utilize uma mesa onde você possa dispor todos os seus materiais;
  • Remova qualquer coisa do seu espaço de trabalho não relacionado à tarefa em questão;
  • Use uma cadeira confortável;
  • Use protetores auriculares para reduzir as distrações do som ambiente, se for necessário.
  • Avise familiares e amigos com antecedência sobre os períodos em que você se dedicará aos estudos;
  • Procure alimentar-se de modo saudável;
  • Por mais tentador que seja trabalhar de pijama, isso pode não ser propício para se sentir comprometido com a aprendizagem. Prepare-se para o dia como se estivesse saindo de casa!

DEFINA METAS DIÁRIAS E REALISTAS

  • Por que isso funciona: ter metas a alcançar é mais motivador do que geralmente querer simplesmente “fazer algo”, e vai ajudá-lo a se sentir realizado quando terminar o dia.
  • Como fazer: todas as manhãs, escreva uma lista do que você quer realizar naquele dia. Programe-se pensando nos períodos necessários para alcançar cada objetivo.

ENCONTRE UM PARCEIRO DE ESTUDOS

  • Por que isso funciona: esse parceiro pode ajudar a estruturar o seu dia, incentivar a definir seus objetivos e o motivar a alcançá-los.
  • Como fazer: escolha um colega de classe para conversar regularmente sobre os seus progressos. Um formato possível são diálogos breves, todas as manhãs, compartilhando um com os outro as atividades programadas para o dia, e as realizadas no dia anterior.

ESTABELEÇA MICROTAREFAS

  • Por que isso funciona: pode ser assustador começar uma tarefa muito extensa. Você pode se sentir despreparado, intimidado ou incapaz de terminar a tempo. Ao dividir suas tarefas em partes menores e mais gerenciáveis, é mais fácil começar.
  • Como fazer: divida sua tarefa em partes menores (idealmente atividades que possam ser feitas em uma hora ou menos). Então, em vez de pensar na tarefa como um todo, sua lista de atividades pode incluir revisar cada capítulo de um livro ou analisar suas anotações, por exemplo.

FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Canvas

Como já foi dito, o Canvas é o canal unificado com seu professor e com a instituição e você já está habituado com ele, apenas fizemos adapatações necessárias para este novo momento.

Em cada disciplina foi criado um novo módulo, na opção Conteúdo, chamado Regime Especial (COVID-19), inicialmente, nas Semanas 7 e 8, e todos os guias de estudo e atividades serão colocadas alí.

Se você é calouro e ainda não acessou o Canvas, o endereço é https://faculdadearidesa.instructure.com, utilize seu RA e sua data de nascimento (no formato ddmmaaaa) como senha. Caso precise de ajuda, utilize o chat da faculdade em https://faculdadearidesa.edu.br ou o WhatsApp 85 99213.8270. Para mais informações, disponibilizamos este comunicado com alguns telefones úteis para este momento.

Videoconferência

Além do Canvas, a Faculdade Ari de Sá, realizará, diariamente, aulas on-line com seus professores, para todos os períodos de todos os cursos. O acesso é feito pelo endereço https://bbb.faculdadearidesa.edu.br/b, mas cada período e curso tem o seu próprio endereço, que está sendo disponibilizado pelo seu/sua coordenador(a) de curso.

As aulas on-line serão realizadas de 9h às 10h e de 17h às 18h, diariamente, e terão início em 23 de março de 2020.

Nesta ferramenta de videoconferência, será possível conversar com seus colegas de turma, por meio de chat ou microfone. Além disso, os professores que sentirem-se à vontade, utilizarão câmeras para proporcionar uma melhor experiência.

Todas as aulas terão Moderadores e Monitores para ajudar a condução dos trabalhos.

Por fim, as aulas gravadas estarão disponíveis no Canvas para consulta posterior.

 

Este é um momento de muita atenção e prudência, siga rigorosamente as orientações do orgãos de saúde do estado. Em caso de dúvida, recorra as fontes oficiais através do site https://coronavirus.ceara.gov.br/cidadao/#perguntaFreqCidadao

Clicando aqui você acompanhe também as Notas Oficiais divulgadas pela Faculdade Ari de Sá.