A solução tecnológica para a informação e comunicação do projeto de EaD da Faculdade Ari de Sá envolve a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, Canvas, customizado para oferecer uma arquitetura da informação adequada aos critérios de navegabilidade e usabilidade.

Por meio das atividades do ambiente virtual é possível articular as ferramentas da plataforma às diferentes mídias de comunicação (vídeos, websites, chats, entre outros) expandindo a interatividade e viabilizando um processo ensino-aprendizagem centrado no estudante.

Essas atividades focam na aprendizagem ativa e compartilhada que, auxiliada pela interconectividade com outras mídias, conferme dinamismo às aulas. Os alunos serão levados à análise de situações concretas, à pesquisa individual e grupal, à publicação compartilhada, e à construção de portfólio individual e de grupo. No AVA, a comunicação entre alunos, tutores e professores ocorrerá de forma síncrona e assíncrona, por meio de mensagens eletrônicas que seguem com cópia para o e-mail externo, chats agendados com o professor e fórum de dúvidas sobre a aula.

Para subsidiar os alunos com orientações importantes à sua plena participação na vida acadêmica foram criados alguns canais de informação e comunicação, viabilizados pela integração de recursos humanos, materiais de apoio e recursos do AVA, como Manual do Aluno, Documento de Dúvidas Frequentes, Calendário Acadêmico e Cronograma, Plano de Vida e Ensino, Material Didático Pedagógico das disciplinas, Tutorial de Navegação no AVA e Suporte Técnico via chat ou correio eletrônico.

Além disso, o Canvas conta com dois apps para Android e iOS acessíveis aos alunos por meio de seus smartphones, incluindo todo o conteúdo e avaliações. Os docentes podem atualizar suas atividades, acompanhar os acessos dos alunos e corrigir avaliações.