O Curso

As rápidas mudanças que o mundo vem passando nos últimos anos provocaram uma alteração na forma de pensar e aprender das novas gerações. Estas mudanças desafiam os educadores a buscarem soluções inovadoras para facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos. O curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá, orientado pela excelência do Ari de Sá, apresenta uma metodologia inovadora de ensino e aprendizagem com o objetivo de proporcionar ao aluno conhecimentos práticos e contextualizados com o cotidiano. A intenção primeira é proporcionar aos alunos egressos do ensino superior, futuro engenheiros civis, o pensamento crítico e as habilidades cognitivas exigidas pelo desafiador mercado de trabalho contemporâneo. Para que isso seja possível, contamos com professores capacitados, laboratórios de referência nacional e internacional e parcerias com grandes empresas universidades internacionais.

Últimas Notícias

Orientamos nossos alunos para que tenham uma formação de excelência e, assim, desenvolvam as competências mais disputadas pelo mercado de trabalho.

O Mercado de Trabalho

Elaboração de Projetos;
Execução de Obras;
Fiscalização e Supervisão de Obras;
Avaliações e Perícias;
Concursos Públicos;
Gestão de Obras.

Turno

Matutino e Noturno

Carga Horária

3.900 horas

Duração

5 anos

Titulação

Bacharelado em Engenharia Civil

Valor

Mensalidades de ̷R̷$̷ ̷1̷.̷6̷7̷4̷,̷2̷9̷
Por R$ 1.172,00

*Condição válida apenas para alunos novatos no 1º período até 30/06/2024.

Matriz Curricular - Blocos de aprendizagem

Os blocos de aprendizagem referem-se à organização ordenada dos componentes curriculares em áreas de conhecimentos considerados essenciais na formação do profissional engenheiro civil egresso do curso.

O gráfico abaixo apresenta a distribuição desses blocos durante o curso. Os conteúdos da estrutura curricular do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá estão organizados em seis blocos de aprendizagem:

    1. Construção Civil
    2. Instalações Prediais
    3. Infraestrutura e Planejamento de Transportes
    4. Estruturas
    5. Formação Socioambiental
    6. Formação Empresarial.

 

No que se refere às suas particularidades, destacam-se:

  • os blocos possuem estrutura semestral;
  • os blocos são formados somente por componentes curriculares essenciais à formação na área de conhecimento especificada;
  • os blocos de conhecimento são caracterizados pela independência entre os demais blocos.

Construção Civil

2 Semestres

Construção Civil I

Construção Civil II

Instalações

2 Semestres

Instalações I

Instalações II

Infraestrutura e Planejamento de Transportes

2 Semestres

Infra. e Plan. de Transp. I

Infra. e Plan. de Transp. II

Estruturas

2 Semestres

Estruturas I

Estruturas II

Formação Socioambiental

1 Semestre

Formação Socioambiental

Formação Empresarial

1 Semestre

Formação Empresarial

Projeto Final de Curso

O Projeto Final de Curso assume o formato de um portifólio digital, compreendido como meio de demonstração e comprovação de aprendizagens reflexivas ocorridas durante a graduação, sendo também um recurso de comunicação  inovador e diferenciado.

O estudante inicia a elaboração de seu portfólio digital desde o 1º semestre, com apoio e mediação do Orientador de Projeto Integrador, principalmente. Assim, recebe orientações gerais, com indicação de datas para entregas e demais informações relevantes, do Orientador de Projeto Integrador sobre a proposta de elaboração do portfólio digital.

A figura abaixo ilustra os projetos que serão desenvolvidos em cada área de conhecimento. O portifólio permite a avaliação do desenvolvimento e do progresso do estudante, sendo ainda elemento diferencial na busca por oportunidades para começar a atuar no mercado de trabalho.