Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Ari de Sá foi instituída pela Portaria Nº 8 de 4 de setembro de 2015, em consonância com a Lei 10.861 de 14/04/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES e a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior – CONAES.
A CONAES coordena a avaliação do Ensino Superior no Brasil, tendo por parâmetro o SINAES e como executor, o INEP – Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira.
O SINAES é aplicado em todas as IES – Instituições de Ensino Superior, do Brasil (Federais, Estaduais, Municipais e Privadas), numa perspectiva metodológica global e integrada. Global porque avalia a Instituição, os cursos ofertados e o desempenho dos alunos (ENADE). Integrada porque essas cinco dimensões são interpretadas conjuntamente, formando uma malha de valores que referenciam a qualidade da instituição.
A avaliação do ensino superior nos moldes propostos pelo SINAES visa a regulamentação das instituições que ofertam este nível de ensino no Brasil, tendo como foco, acompanhar o desenvolvimento dessas instituições no que diz respeito ao comprometimento com um ensino de qualidade, a responsabilidade social, cultural e ambiental, como também o desenvolvimento em pesquisa, extensão e educação continuada.
Internamente, a CPA da Faculdade Ari de Sá tem a responsabilidade de Coordenar os processos avaliativos da Instituição. Esses processos constituem-se da Avaliação Institucional.
É importante destacar algumas finalidades relevantes de todos esses processos avaliativos praticados na Instituição.
- Impulsionar um processo criativo de autocrítica da Instituição, como evidência da vontade política de autoavaliar-se para garantir a qualidade da ação acadêmica;
- Identificar fragilidades, necessidades, incongruências e os avanços conseguidos;
- Fornecer resultados estatísticos a instituição para que a mesma decida se elimina, mantém ou modifica qualquer situação avaliada;
- Ajudar a Instituição a se desenvolver com qualidade e garantir a sua permanência proativa na atividade acadêmica no Brasil.
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Atuação da CPA
A CPA foi constituída em 2013 e realizou a primeira autoavaliação da instituição em 2016.1, referente ao período letivo de 2016.1. Toda comunidade acadêmica participou desse processo – docentes, discentes, coordenadores, diretores e técnicos administrativos. Os resultados foram expressos num relatório juntamente com um plano de metas que nortearam as ações realizadas pela instituição no biênio 2016-2018.
A segunda autoavaliação realizada pela CPA aconteceu em 2016.2. A partir de 2017, a CPA passou a fazer a autoavaliação anualmente, tendo como referência de dados os resultados das avaliações semestrais, das pesquisas com ingressantes e concluintes, os resultados das ações de pesquisa e extensão, o plano de ação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e as ações realizadas pelo NAD (Núcleo de Apoio Docente) junto ao corpo docente.
A autoavaliação de 2016 seguiu a orientação da Nota Técnica nº 062/2014 – INEP/DAES/CONAES, de 09 de outubro de 2014. Contudo, as fontes de dados para análises e interpretações continuam as mesmas.
Dentro do processo de avaliação interna da instituição, a CPA, juntamente com a Direção, institucionalizou a avaliação de desempenho docente e de coordenação de curso, com realização semestral a parir de 2016.1, permitindo uma autocrítica da prática pedagógica e da gestão de curso ao final de cada período letivo. A cada semestre, os instrumentos vêm sendo continuamente repensados pela CPA com o objetivo de abranger a avaliação das atividades meio e fim da IES, e envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica. Desde 2016.1, a CPA aplica os questionários através de um sistema online, de um parceiro contratado pela Instituição. Em 2016.2 conseguiu definir e aplicar o questionário de avaliação dos Técnicos Administrativos, abrangendo, assim, os quatro segmentos da comunidade acadêmica no processo de avaliação semestral. Com isso, o papel de cada segmento no processo avaliativo ficou definido da seguinte maneira:
- DOCENTE: faz uma autoavaliação, avalia as turmas, a coordenação do seu curso e os serviços / condições da Instituição;
- COORDENADOR: faz uma autoavaliação, avalia os docentes do seu curso e os serviços / condições da Instituição;
- DISCENTE: faz uma autoavaliação, avalia os docentes da turma, a coordenação do curso e os serviços / condições da Instituição;
- TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: faz uma autoavaliação do seu papel enquanto prestador de serviço à comunidade acadêmica, avalia o serviço prestado, o setor de trabalho, o gestor e os demais serviços da Instituição.
Dentro das suas linhas de atuação, a CPA tem focado, após cada processo avaliativo (seja a avaliação semestral, seja a autoavaliação institucional), na discussão dos resultados, principalmente junto aos dirigentes da instituição, com a finalidade de desencadear o planejamento de metas e a execução de ações que possam reverter às fragilidades didáticas, pedagógicas e administrativas apontadas pela comunidade acadêmica.
Todo este trabalho da CPA tem como propósitos:
- Produzir dados e relatórios que possam auxiliar a uma auto-reflexão.
- Acompanhar, continuamente, a qualidade da Instituição e do seu desenvolvimento.
- Auxiliar os dirigentes na proposição de ações, estratégias e políticas que possam fomentar o desenvolvimento e a qualidade da instituição.
Nesta perspectiva, a CPA tem se empenhado junto aos gestores para que os dados da avaliação sejam utilizados como ferramenta de autorreflexão, alinhamento de processos e tomada de decisão. Nestes termos, está se criando um ciclo de interpretação, discussão e compromissos, no qual, cada coordenador conversa individualmente com cada docente e com cada turma; cada coordenador conversa individualmente com a CPA e Diretoria; a CPA discute os dados em reunião conjunta com a Direção e Mantenedora; com gestores e funcionários e com líderes de turmas. Além disso, a CPA visita as turmas do primeiro período e, conforme o entendimento de necessidade, turmas de outros períodos.
Percebe-se que o trabalho da CPA é valorizado pela Direção da Faculdade e pela Mantenedora, pela gestão acadêmica dos cursos, pelos docentes, discentes e técnicos administrativos. Todos reconhecem o valor da avaliação dentro do processo de crescimento e qualidade da instituição, a seriedade com que os dados, as informações e as discussões são conduzidas em cada segmento da comunidade acadêmica e com a gestão de maneira geral.
Rachel Rachelley Matos Monteiro | Coordenadora da CPA | Membro Titular |
Otiliana Farias Martins | Representante do corpo Docente | Membro Titular |
Isadora Madureiro Martins | Representante do corpo discente | Membro Titular |
Auridiana Maria de Sousa Figueiredo | Representante do corpo técnico-administrativo | Membro Titular |
Artur Freitas | Representante da sociedade civil organizada | Membro Titular |
Amanda Aguiar | Representante da sociedade civil organizada | Membro Titular |
Internamente, a CPA coordena os seguintes processos:
- Avaliação com a Educação a Distância
- Avaliação com a Educação Presencial
- Avaliação com a Equipe Técnico-Administrativo
E para cada instância, é necessário avaliar os segmentos correspondentes ao ensino, pesquisa/extensão, serviços e infraestrutura. Para tanto é realizada a Avaliação Institucional.
*A Autoavaliação Institucional é realizada numa perspectiva quantitativa e qualitativa, tendo como parâmetros de dados e análises, as avaliações semestrais e o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
Além disso, a CPA acompanha os seguintes processos de avaliação externa:
- Avaliação de autorização de curso;
- Avaliação de reconhecimento de curso;
- Avaliação de recredenciamento da Instituição.
Relatório da Autoavaliação 2023
Relatório da Autoavaliação 2022
Relatório da Autoavaliação 2021
Relatório da Autoavaliação 2020.1 (Ensino à Distância)
Relatório da Autoavaliação 2020
Relatório da Autoavaliação 2019
Relatório da Autoavaliação 2018
Relatório da Autoavaliação 2018 (parcial)
Relatório da Autoavaliação 2017 (integral)